quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Aeroboxe



Conquiste a boa forma com o aeroboxe


Opção de atividade física é o que não falta nas academias de ginástica para quem quer deixar o corpo em forma. Quer inovar? Que tal se matricular em uma aula de aeroboxe? A técnica é uma mistura de aeróbica e boxe, o que ainda permite a queima de aproximadamente 600 calorias em uma hora de aula.

As aulas consistem em coreografias, que utilizam os movimentos do boxe, embalados por músicas eletrônicas, estimulando ainda mais a atividade. O exercício ajuda a diminuir o percentual de gordura do corpo, auxiliando no processo de emagrecimento. André Rosa, coordenador de Ginástica da Academia Triathon, de São Paulo, faz um alerta e diz que antes de iniciar o aeroboxe o aquecimento é muito importante para evitar lesões.

Terminado o aquecimento começam os socos, em um primeiro momento, isso acontece diante do espelho, aplicando golpes no ar. O aeroboxe utiliza quatro tipos de socos do boxe:

  • Jabs - Soco curto com a mão que está à frente;
  • Cruzado – Esse simula o contorno de uma meia lua em direção à lateral do rosto;
  • Direto – Soco direto, segue em linha reta com a mão de trás, que normalmente é a direita, no caso dos destros;
  • Upers – É uma espécie de gancho vindo de baixo para cima;

Em alguns momentos a aula pode ser em dupla, ou você pode contar com o Bob, uma espécie de saco de pancadas que fica no chão. Quando o exercício for em dois, enquanto um realiza os golpes o outro os recebe com a manopla - luva escudo.

Acessórios utilizados nas aulas de aeroboxe:

  • Luvas;
  • Corda;
  • Manopla;
  • Bob – os utilizados nas aulas de aeroboxe, normalmente são mais leves do que os do boxe.

Assim como no boxe, ao final das aulas de aeroboxe, sempre há um complemento das atividades, que podem ser exercícios abdominais, agachamento ou flexões, entre outros. As aulas variam entre 45 minutos e uma hora, e são realizadas pelo menos três vezes por semana.

Por que praticar aeroboxe

A sócia-proprietária da Metabolismo Academia, de São Paulo, Silvia Santilli, diz que um dos principais objetivos da aula é melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e eliminar gordura. Além disso, o aeroboxe ajuda a melhorar a coordenação motora, e tônus muscular do corpo.

“Como qualquer atividade realizada com prazer, a aula de aeroboxe traz bem-estar psicológico e aumento da qualidade de vida, eliminando estresse, além de auxiliar na melhora da auto-estima”, conta Silvia Santilli.

Por ser composto por movimentos do boxe o aeroboxe é uma atividade muito intensa e trabalha, principalmente, as seguintes regiões do corpo:

  • Peitoral;
  • Ombro;
  • Abdômen;
  • Pernas.

“Assim como em qualquer atividade física, a contra-indicação para a prática do aeroboxe é para pessoas com problemas cardíacos, articulares e tendinites. Uma outra coisa importante é prestar bem atenção nas instruções do professor. Nunca estenda demais um braço na hora de dar um golpe, por exemplo, o impacto no cotovelo é grande e pode causar até mesmo uma lesão”, alerta André Rosa.

Especialistas consultados

Xenicare

Nenhum comentário:

Postar um comentário